QUEM TEM O PODER É VOCÊ


Evocando o imortal Vinicius de Moraes “Me perdoem as feias, mas beleza é fundamental” é que me nego a aceitar que belo é só quem nasce com a beleza. Vinicius é simplesmente um dos maiores ícones da Literatura deste País, mas infelizmente não posso concordar com esta frase tão bela, mas que com o tempo perdeu quase sua totalidade de sentido.
Já faz muito tempo que as menos belas, pelo menos as mais espertas, já saíram da clausura e estão desfilando entre as poderosas, competindo de igual para igual, sem vergonha ou medo de assumir aquela correção no nariz, ou a redução nos lábios.
Com a evolução e crescimento do mercado da beleza, principalmente no Brasil, um dos países em que mais se vende produtos de moda e beleza, é impossível diferenciar a menos bela, daquela tão estonteante quanto à garota de Ipanema.
O mercado está cada vez mais atraente, oferecendo verdadeiros milagres para quem está querendo mudar da água para o vinho. Porém, antes de qualquer mudança drástica, uma pergunta torna-se fundamental: até que ponto vale pagar por beleza?
Caro leitor, não há escritor, médico ou mesmo psicólogo no mundo que possa lhe responder com tanta precisão quanto o seu eu interior. Só você tem o poder de escolher o que é melhor, ou que lhe agrada.
“Cada um sabe a dor e a beleza de ser o que é”, Caetano Veloso, ao nos presentear com esta frase, implicitamente dava a cada um de nós a liberdade para fazermos o que quiséssemos a partir da nossa “dor” interior. Se o seu corpo lhe causa uma “dor”, ou se o seu desejo lhe motiva a recorrer aos mecanismos da beleza, quem é que poderá limitar os seus desejos?
Ninguém! Você tem o poder da escolha, essa é a verdade.
Um silicone aqui, um butox ali. Hoje faço uma massagem a base de chocolates, amanhã tenho salão marcado e a escova inteligente é certa no fim de semana. Esta é uma realidade de muitas pessoas, que recorrem ao mercado da beleza não por futilidade, mas para se sentirem melhores consigo e com o mundo que as cercam.
Fernando Pessoas nos dizia que tudo vale a pena, desde que a alma não seja pequena. Cada um de nós, e somente nós é que sabemos até que ponto podemos e queremos ir. Os limites existem, são reais e temos de saber disso.
Ângela Bismack, uma das mais fanáticas e conhecidas do mundo da beleza, optou por se remodelar. Este era o seu desejo, sua forma de se sentir melhor. Os mais críticos, dizem que ela perdeu sua identidade, é uma mulher artificial, mas para Ângela, ela continua sendo ela mesma, só que mais feliz com seu corpo e de bem com sua vida.
Dos mais corajosos aos menos drásticos, é que se divide este mundo em que todos nós uma hora ou outra acabamos adentrando, seja pela porta da frente assumindo os retoques de um cirurgião plástico, ou pelos fundos com a discreta passagem em um salão de beleza.
Os pontos de vista são muitos, as necessidades são mais variadas ainda. Fato é que beleza é importante sim no mundo capitalista em que vivemos, mas como diria meu querido Léo Áquila “Seja sexy em algum momento, mas prefira ser bonito por dentro”, isso é o que importa para satisfazer não os outros, mas a si mesmo.
O mercado está aí, e nós podemos optar em desfrutar dele ou não, em fazer parte dele ou se manter alheio a tudo isso. Mas uma coisa é certa e clara; não há sensação melhor do que tomar um bom banho, escolher aquele look e ao sair de casa encontrar aquele alguém que você vê todos os dias, mas que naquele instante te olha diferente é não encontra palavra para lhe dizer a não ser “Uauuuuuuuuuu!".
José Humberto dos Anjos

7 Response to "QUEM TEM O PODER É VOCÊ"

  1. kaw fernandes says:
    5 de julho de 2010 às 19:53

    um texto super capitalista ! bem feito e muito criativo mas, tambem mentes brilhantes sempre tem boas ideias e vindo de quem veio , so tinha que esperar um otimo texto! parabens José Humberto! te admiro muito!

  2. Ariely Assis Says:
    6 de julho de 2010 às 16:23

    José Humberto, esse texto seu é mesmo maravilhoso. Capitalista ao extremo, mas simplesmente uma pérola para minha leitura. Sempre que escrever me informe, pois ler você é sempre dignificante. Você é o meu elhor escritor da atualidade. Sou sua fã! - Ariely Assis PB

  3. Haannah Hayze Says:
    6 de julho de 2010 às 20:28

    Nada como ler um texto de bom gosto, realista e bem expressado... José Humberto dos Anjos, parabéns por seus textos, realmente brilhantes, eu adorei! Minha admiraçao por ti somente cresce, abraços!

  4. Ademar Dutra Massif Says:
    7 de julho de 2010 às 08:59

    Ah rapaz. Sabe que cada vez que leio um texto seu me apaixono mais ainda por seu trabalho e talento? Este seu último trabalho está mesmo muito digno de aplausos. José Humberto ainda quero ler muito sobre você, uma grande homem que luta por igualdade social, produz literatura de qualidade e sabe muito bem encantar com as palavras: talento maior que DEUS lhe deu. Beijos na alma meu querido. Ademar Dutra Massif

  5. Anônimo Says:
    7 de julho de 2010 às 16:17

    Penso que toda beleza é uma beleza... "Como assim?" Me questiono. O grande Filósofo Kant pensava. "A beleza é um algo que entra pelos olhos e nos torna presente em meio à realidade do outro". O texto de José Humberto faz uma ótima reflexão com relação à realidade atual que é muito importante para o mundo contemporâneo. Pensar a beleza ou questão a ela relacionada torna possível desvendar o mito criado e especulado pela indústria dos cosméticos da moda da globalização.
    Entendo que poderíamos dar mais ênfase a estas questões.

  6. Haloana Says:
    7 de julho de 2010 às 19:13

    Caro José Humberto, professor querido, você sabe o tamanho da minha admiração por você, e neste texto você mais uma vez nos impressiona por seus argumentos excelentes. Bom, acho que toda pessoa tem direito de estar bem consigo mesma, mas, temos que levar em conta que o bom censo nunca é demais, pois, quando uma pessoa exagera e reconhece isso ela não vai se sentir bem porque isso vai afetá-la até no seu interior, então é importante nos cuidarmos e nos sentirmos bem, não só por aparências ( não deixando de saber que isso é muito importante também) ! PARABÉNS MAIS UMA VEZ ZÉE !! VOCÊ É MUITO BOM, AMEI O TEXTO !

  7. Tathiane Marques Says:
    7 de julho de 2010 às 20:34

    "Venho madrugada, roubar teu sono" - Lembrei-me dessa frase quando li este seu magnifico texto. Desde minha última cirurgia plástica me questiono algumas coisas sobre "ser ou não ser", esse dilema Shakespiriano que nos rouba dias. O que você escreveu é a mais pura verade. Temos de fazer o que nos agrada, sabendo dos limites, mas fazendo que nos alivia as dores do corpo, sem se esquecer da alma (fator que você lembrou tão bem). Ler textos como este, fazem muito bem, pois além de ser uma ótima literatura de informação, nos fazem refletir mais sobre as coisas da vida. Mais uma vez parabéns, sucessos.
    Abraços Thaty