Oratória - Formatura 2010


Que alegria! Mais uma etapa vencida com sucesso. No dia 19 de fevereiro de 2010, recebi a licença para exercer o cargo de Professor de Língua Portuguesa, Inglesa e Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Acompanhem o discurso que fiz, representando os cursos de: Biologia, Geografia, História, LETRAS e Matemática.
____________________________________________________________________
Vivemos numa sociedade pós-moderna em que a cultura do ‘ter’ pouco a pouco vai substituindo a necessidade do ‘ser’. Somos bombardeados pela agilidade das informações e das novidades, e acima de tudo somos cobrados enquanto professores. Temos em nossas mãos a utópica responsabilidade do “futuro da nação”, como se fôssemos nós, professores, os únicos mediadores de um processo futurístico de evolução para a humanidade. Estamos entrando em um grande palco que nos torna mais que professores, nos cobra uma metacompetência instantânea e que muitas vezes faz da educação um comércio privilegiado. É neste cenário, que temos a oportunidade de escolher entre as duas oportunidades dadas pela licenciatura: sermos somente profissionais em busca de um salário, ou, fazer de nossas mãos a ferramenta para uma educação consciente e libertadora. Que a segunda seja a nossa opção! Pois o direito igualitário e real ao conhecimento é mais que um dever, é a missão abraçada por cada educador que ao se formar, atenta-se para um mundo ainda carente de acesso a cultura e educação de qualidade. Se queremos mudar, comecemos já. Baudelaire, bem nos lembra: “A única obra demorada é aquela que não nos atrevemos a começar”. O desafio da educação, parte das necessidades individuais de cada homem para com sua sociedade, um elo que liga a profissão de ensinar à necessidade de ser mais que somente um profissional. Não há magistério ou professor de verdade sem o compromisso social, sem a prática consciente e cidadã do desvelar do interessante e privilegiado mundo do conhecimento. Que a diferença se faça em cada um de nós, educadores e educadoras que ao receber essa licença para ensinar, nos tornamos protagonistas de um processo humanizador que por essência tem a finalidade de formar seres que governem a si mesmos e que não sejam governados por outros. Temos a oportunidade de ser e fazer parte da construção de um novo amanhã em que todos independentemente de cor, raça, credo ou orientação sexual tenham uma educação digna. Isso é democratizar o saber. Não somos pouca coisa não! Somos os formadores de futuros médicos, advogados, presidentes, lavradores, secretárias e mais muitos homens e mulheres de bem que terão melhores oportunidades de vida a partir de nossa prática pedagógica. E caso alguém que ao pegar essa envergadura honrável e incorruptível tenha dúvidas do fim para o qual se formou, tome para si as palavras de Padre Antônio Vieira como pedra filosofal: “Toda a vida humana por mais religiosa que seja, se não tiver diante dos olhos o fim para o qual nasceu, é navio sem norte, é cego sem guia, é dia sem sol, noite sem estrelas, é república sem lei, é exército sem bandeira, enfim, é vontade às escuras, sem luz de entendimento que lhe mostre o mal e o bem, e lhe dite o qual lhe a de querer ou do que fugir.” Viva a licenciatura! Viva os educadores de hoje e o futuro que nossas mãos trarão para o amanhã. José Humberto dos Anjos

1 Response to "Oratória - Formatura 2010"

  1. Eudásio Cocheva says:
    23 de abril de 2010 às 08:32

    "El colecionista de mibes" tem como principal as nuvens,Franco sempre busacava as nuvens de qualquer maneira aonde ele ia falava com muito orgulho sobre sua paixão de colecionar nuvens,com passar do tempo ganho admiração dos seus colegas de trabalho,Franco no final tinha uma paixão oscilante de ser uma nuvem por causa que as nuvens não tem só uma forma,tem várias formas.