Por uma UEG levada a sério: sem Izecias e seus cúmplices.


Caros amigos, acadêmicos, professores e todos que de uma forma ou de outra pensam e trabalham por uma UEG levada á sério e que possa cumprir com seu objetivo de educação Superior de qualidade. Venho assim como muitos de meus colegas manifestar-me sobre a política de escolha para Reitor de nossa Universidade.
Este período me preocupa muito, não só pela complexidade e fragilidade do processo eleitoral, mas também pela qualidade não tão boa de alguns candidatos que se colocam a disposição de nós eleitores.
Não dá para ser cego e deixar de lado alguns aspectos que antecedem o processo eleitoral. É certo que quem vive de passado é museu, mas neste caso o passado dos nossos candidatos é crucial para que a UEG não seja fadada á um futuro mais negro do que já esta sendo o seu presente.
Há pouco tempo saímos das mãos do Sr. José Izecias, que graças à força estudantil foi expulso da reitoria depois de assumir uma linha antidemocrática e subserviente, compactuando com o Governo do Estado que teve a UEG como uma secretaria, já que mandava e desmandava no Reitor.
É fato, e não se pode negar em momento algum, que José Izecias deixou marcas profundas e negativas na administração da UEG, assim como também colaborou para que uma “baderna” social e política acontecesse dentro da mesma. Agora pergunta-se: Você votaria em alguém que participou da forma “Izeciana” de administrar?
Espero que a resposta seja não, pois agora temos a oportunidade de mudar, de levar nossa Universidade a sério e pararmos de fazer politicagem e fazermos política de verdade. É hora de agir!
Como já é do conhecimento de todos; os candidatos a Reitor já estão circulando por aí, alguns são muito bons e representam uma mudança favorável para UEG, porém outros estão na mesma linha de Izecias e dos interesses políticos de Goiás.
O primeiro candidato que se teve noticias foi o atual Reitor Luiz Arantes, que assumiu a UEG após a saída de José Izecias e que não fez nada do que propunha, pelo contrário teve uma passagem ineficiente e além de tudo deixa como legado nossa Universidade como a 4° pior estadual do país.
Outro é o professor Augusto Fleury, Pró-reitor de Pesquisa e bem conhecido como articulador do reitorado passado. Tem uma caminhada acadêmica até favorável, não fosse sua ligação com José Izecias, o reitorado fracasso e a margem política, a mesma de Izecias.
Em visita a Unu Iporá, o candidato Augusto Fleury até que se mostrou firme em suas propostas, mas titubeou quando foi indagado sobre sua ligação com Izecias e o DCE (que nem merece ser mais citado neste texto devido à cafagestagem do mesmo com a classe estudantil). Ficou claro que há um fio de desconfiança, um Q que ainda não pode ser revelado fielmente.
Outro candidato de uma linha bem diferente e mais democrática é o professor Olacir, homem sério que participou ativamente do processo em defesa da UEG, teve um contato amistoso com os acadêmicos e possui uma caminhada universitária brilhante. Em visita a Unu Iporá, foi conciso ao falar dos problemas que a UEG enfrenta deixando claras às propostas que trás para sua campanha.
Falei muito em interesses políticos neste texto, porém não quero em momento algum dizer que o novo Reitor não deva ter apoio político, pelo contrário ele deve e pode ter este apoio, o que não se pode é administrar pelos interesses políticos uma Universidade laica que produz ciência e não politicagens sórdidas.
Pensemos no futuro de nossa Universidade, nos rumos que ela pode tomar e façamos o melhor, a final o nosso voto é a marca da nossa vontade, e isso pode refletir e muito nas eleições para Reitor, que precisam ser bem diferentes das acontecidas recentemente onde à maioria dos eleitos foram os que esbanjaram dinheiro e poder.

2 Response to "Por uma UEG levada a sério: sem Izecias e seus cúmplices."

  1. Anônimo Says:
    22 de outubro de 2008 às 11:48

    Bem...Gostei da crítica! Vejo que você tem crescido muito Humberto. Como já lhe disse você será um grande fenômeno em Goiás, não se esqueça disso. Quero você no meu JORNAL.
    Roulhe

  2. jakeline magna says:
    23 de maio de 2009 às 16:52

    Agradeço o seu comentario no meu blog sobre a Cora Coralina...
    Mas olha falando da UEG que conheço muitooooo bem... vi vc falando sobre o primeiro Reitor, que deu credibilidade a Universidade... a UEG está passando por profundas mudanças politicas e sociais... acredito que com o tempo ela vai estar no topo das melhores Universidades... mas sobre o atual reitor Luiz Arantes...ele está tentando consolidar o nome da Universidade Estadual de Goiás...e isto que eu acho...opinião minha...e devemos respeitar todas as opiniões inclusive a sua...